terça-feira, 10 de setembro de 2013

CRIANÇAS NA ESCOLA VIII



Os medicamentos estimulantes podem viciar as crianças?
 
            Sim, alguns médicos afirmam que as chances são mínimas e estão relacionadas ao uso indevido dos medicamentos. Outros acreditam que os estudos sobre o efeito deles ainda não são conclusivos, e que é comum encontrar crianças que sentem muito com a suspensão do medicamento.
O metiofenidato – um dos estimulantes mais receitados nos consultórios com vários nomes comerciais, sendo ritalina o mais conhecido – tem, como todo medicamento, efeitos colaterais. Os mais comuns são: dor de cabeça, dores abdominais, insônia, falta de apetite, pele opaca e prostração. Por isso toda família tem obrigação de avisar a escola caso a criança tome qualquer tipo de estimulante, ou antidepressivo, para que o professor possa acompanhar corretamente o tratamento.
O fato é que procurar usar as dosagens corretas de medicamento é a melhor forma de evitar problemas como a dependência, afinal oscilar entre melhoras e pioras é normal em qualquer tratamento de saúde, e nem sempre está ligada a uma dosagem menor ou maior do medicamento, por isso permitir que o organismo reaja de forma natural ao uso do medicamento é a melhor indicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário