Por muito tempo, a educação
brasileira transmitiu informação ao invés de conhecimento, e é a esse processo
de aprendizagem que denominamos Tradicional, pois o seu principal objetivo era
formar pessoas com o maior número de informações possível, mesmo que para isso
fosse necessário utilizar a força física ou mesmo a repressão como ferramenta.
Hoje, sabemos que para a vida prática, o conhecimento é mais importante que
informação, pois essa segunda envelhece, desatualiza, se perde no tempo... [enquanto
o conhecimento não, esse fica para a vida toda e é passado de geração para
geração e se faz história].
O grande desafio da educação hoje é
transformar informação em conhecimento, de forma simples, econômica e
eficiente, e para isso têm-se os diversos métodos de aprendizagem e as centenas
de projetos de intervenção. Cabe então ao educador verificar se a sua
metodologia ou mesmo os projetos na sua escola consegue transformar a
informação que chega, em conhecimento significativo para a vida do o aluno.
Outro grande problema da pedagogia
moderna é o fato de que a globalização inaugurou uma nova era, a era da
informação, ou seja, mal se ouviu uma informação já estão chegando milhares de
outras que se questionam e se contradizem, por isso cabe ao educador
desdobrar-se para acompanhar a produção de informações e então seleciona-las
para os seus alunos, pois quase sempre as informações a que eles têm acesso por
meio da televisão e da internet são de qualidade ética e moral duvidosa, principalmente na rede [internet] que está cheia de charlatania.
Este então é o grande paradigma da
educação moderna, selecionar a informação e transformá-la em conhecimento de
forma ética, contribuindo para a formação de pessoas críticas na construção da
sociedade.
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