sábado, 14 de setembro de 2013

Educação, Informação e Conhecimento



            Por muito tempo, a educação brasileira transmitiu informação ao invés de conhecimento, e é a esse processo de aprendizagem que denominamos Tradicional, pois o seu principal objetivo era formar pessoas com o maior número de informações possível, mesmo que para isso fosse necessário utilizar a força física ou mesmo a repressão como ferramenta. Hoje, sabemos que para a vida prática, o conhecimento é mais importante que informação, pois essa segunda envelhece, desatualiza, se perde no tempo... [enquanto o conhecimento não, esse fica para a vida toda e é passado de geração para geração e se faz história].
            O grande desafio da educação hoje é transformar informação em conhecimento, de forma simples, econômica e eficiente, e para isso têm-se os diversos métodos de aprendizagem e as centenas de projetos de intervenção. Cabe então ao educador verificar se a sua metodologia ou mesmo os projetos na sua escola consegue transformar a informação que chega, em conhecimento significativo para a vida do o aluno.
            Outro grande problema da pedagogia moderna é o fato de que a globalização inaugurou uma nova era, a era da informação, ou seja, mal se ouviu uma informação já estão chegando milhares de outras que se questionam e se contradizem, por isso cabe ao educador desdobrar-se para acompanhar a produção de informações e então seleciona-las para os seus alunos, pois quase sempre as informações a que eles têm acesso por meio da televisão e da internet são de qualidade ética e moral duvidosa, principalmente na rede [internet] que está cheia de charlatania.
            Este então é o grande paradigma da educação moderna, selecionar a informação e transformá-la em conhecimento de forma ética, contribuindo para a formação de pessoas críticas na construção da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário