quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CRIANÇAS NA ESCOLA I:



Como distinguir uma inquietude natural de um transtorno psíquico?

 

            Na infância todas as crianças gostam de brincar, correr, pular e gritar, principalmente quando estão em grupo, algumas também xingam, fazem birra, não respeitam as pessoas e são indisciplinadas. Ainda que não desejáveis esses comportamentos, são normais, quando num nível cultural suportável.

O limite entre a normalidade e a doença, não está nos atos em si, mas na frequência dessas atitudes, e por isso é preciso observar e acompanhar a vida do estudante por pelo menos seis meses para se fazer um diagnóstico de anormalidade do comportamento.

Fatos traumáticos como a separação dos pais ou a morte de um ente querido, podem gerar mudanças importantes, ainda que temporárias, mas não definem por si só um quadro de doença, pois como devido acompanhamento terapêutico o trauma pode ser superado, voltando-se a normalidade.

O transtorno só se manifesta mesmo, quando esse hábito, passa a atrapalhar os relacionamentos e o desenvolvimento escolar, provocando, por exemplo, a dificuldade de relacionamento em grupo, e nesse caso, a criança deve ser encaminhada para uma avaliação mais específica, para somente depois se definir o quadro como doença.

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