sábado, 24 de agosto de 2013

CRIANÇAS NA ESCOLA II:


Criança que não para quieta é Hiperativa? Como lidar com ela?

            Não, nem todas as crianças agitadas são hiperativas ou tem algum tipo de doença. Eles podem ser assim mesmo, ou apenas estarem passando por algum momento difícil.
Os principais sintomas da hiperatividade normalmente são: esquecer objetos com muita frequência, falar excessivamente, distrair-se com facilidade e ter extrema dificuldade de organização das coisas simples, cotidianas, comportamento este muitas vezes identificado como desorganizado. Muitas vezes o problema é associado ao transtorno de déficit de atenção – com hiperatividade (e, nesse caso, é conhecido como TDAH).
No dia-a-dia da sala de aula, cabe ao professor, contemplar a todos sem distinção, mas a sugestão é colocar os mais ativos, mais próximos e dar a eles constantes estímulos, e atividades diferenciadas, capazes de explorar todos os sentidos e nunca promover tarefas extremamente longas. Outras sugestões úteis são: avaliar e revisar as atividades propostas para estas crianças com mais frequência, fixar-se mais nas intervenções pedagógicas necessárias ao desenvolvimento cognitivo (e, menos nas questões de comportamento), dar mais retorno a elas, sobre suas conquistas, pois medidas como essas podem ajudar ao aprendizado dessas crianças serem mais efetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário