domingo, 25 de agosto de 2013

CRIANÇAS NA ESCOLA III



Quais são os sintomas do TDA na escola? Ele tem cura?
            O principal sintoma do Transtorno de Déficit de Atenção – TDA – nas crianças é sem duvida a falta de atenção nas atividades mais corriqueiras, naquelas em que a criança parece não ouvir ninguém e por isso fica excessivamente inquieta e impulsiva, o que à grosso modo quer dizer: “o cérebro recebe todos os estímulos do ambiente, mas é incapaz de focar em apenas um”. Por ser uma síndrome de origem genética se estende por toda vida e, portanto, não tem cura.
Na maioria dos casos, o atendimento terapêutico e o apoio da família e da escola, são suficientes para atender as necessidades dos que sofre de fazendo com que a criança leve uma vida normal. Nos casos TDAH ou seja, onde o déficit de atenção é agravado com a hiperatividade, a necessidade de acompanhamento torna-se ainda mais urgente, uma vez que a hiperatividade por si só, já é um transtorno bastante incômodo.

Crianças na pré-escola podem apresentar TDAH?

            Sim, crianças podem apresentar na pré-escola o transtorno de déficit de atenção, e inclusive com a hiperatividade – TDAH – pois são distúrbios que devem normalmente surgem nos primeiros anos de vida, mais a maioria dos diagnósticos só é feita a partir dos sete anos, por isso passa despercebido na fase pré-escolar.
Nunca é demais lembrar que cada criança é única e seu desenvolvimento depende dos estímulos recebidos, por isso, pais agitados, geralmente têm filhos agitados, assim como os mais imaginativos se desconcentram com mais facilidade – e nem por isso são doentes. Portanto prestar atenção nestas características ajuda a reconhecer os sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário