terça-feira, 27 de agosto de 2013

CRIANÇAS NA ESCOLA IV



A variação de humor pode ser considerada uma doença infantil?
 
            Todos o que passam por períodos de estresse intenso podem apresentar mudanças de comportamento, com uma variação de humor, e esta situação é normal, ou seja, ainda não indica doença.
De acordo com o Código Internacional de Doenças – CID 10 – criado para padronizar as doenças e problemas relacionados à saúde, a doença é a ausência de saúde e por isso, no campo do comportamento é insuficiente afirmar que, por uma situação de estresse, as reações imediatas são doenças, mas se observados os sintomas de forma recorrente e em condições normais da criança no seu dia a dia, aí então pode ser indicativo de Transtorno de Humor – CID 10 (F30-F39).
            A cerca do Transtorno de Humor, que popularmente denominamos no meio escolar “variação de humor”, ele é definido como: “Transtorno no qual a perturbação fundamental é uma alteração do humor ou do afeto” [...], ou seja, a situação somente se torna uma doença quando passa a ser recorrente – acontecer frequentemente.
Normalmente esta variação de humor é percebida com mais frequência entre os adolescentes, mas isto não isenta as crianças de sofrerem deste problema, que muitas vezes também é confundido com o transtorno bipolar, por apresentarem comportamentos controversos na afetividade. Nesse caso – bipolar – a doença vem sempre associada a outros sintomas como: manias e alternância de momentos de depressão e euforias, por isso quando se perceber estes sinas nas crianças é necessário procurar avaliação mais específica para diagnosticar e tratar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário