segunda-feira, 22 de julho de 2013

COMO IDENTIFICAR UM SOCIOPATA

"Sociopata é aquele sujeito que ninguém diria que ele é capaz de fazer algum mal."
     Esta é a frase mais comum para expressar o comportamento e a ação de um sociopata. Sociopata é um membro da sociedade, portador de uma patologia mental, ou seja, um problema mental, que o torna perigoso, mas não o impede de conviver em grupo, portanto é fundamental saber reconhecer essa pessoa, pois se for seu amigo, você está correndo sérios riscos.
     As características de um sociopata são sutis e o torna difícil de ser identificado entre as pessoas comuns, mas, sendo um bom observador de atitudes e conhecendo alguns elementos básicos, é bastante possível identificá-lo e quem sabe até ajudar.
   Os principais traços sociopáticos observáveis são três: negação, isolamento e identificação projetiva, o que em termos práticos não é tão difícil de se perceber.
   Negação, este é o primeiro traço importante para a detecção. A negação aqui não representa, por exemplo, aquela atitude sempre polêmica, rebelde, que diz não a tudo, mas ao contrário, a negação no sentido de pouca capacidade de tolerância, ou seja, aquela pessoa que, superficialmente não aceita nada de ninguém, nega sempre ajuda e por isso se torna interessante, pois deixa transparecer uma independência muito grande, parece intocável, capaz de resolver tudo sem precisar de ajuda de ninguém.
    O isolamento é outro traço fundamental para a detecção, pois o sociopata, geralmente é uma pessoa isolada, de poucas relações sociais, pouca conversa, poucas amizades, ou seja, tem pouca afetividade e isto não o incomoda, o satisfaz.
     Já a identificação projetiva se traduz por fantasias em que o sujeito introduz a sua própria pessoa totalmente, ou, em parte no interior do objeto de desejo, para lesar, possuir ou controlar, ou seja, em termos práticos é aquela pessoa que se sente "o mais poderoso", e persegue insaciavelmente este título, e quando o realiza, o faz de forma perversa, perseguindo.
     Talvez você já tenha identificado alguém por estes traços, mas muito cuidado, pois para ser realmente sociopata, o indivíduo tem que apresentar visivelmente, as três características apontadas e pode ser, tanto uma mulher, quanto um homem.
     Se você tiver alguém por perto, que seja assim, procure ajudar, mas tenha cuidado pois a sua satisfação é sempre pervertida, o que quer dizer: "ele sentirá o maior prazer em fazer o mal e da forma mais perversa possível".

Nenhum comentário:

Postar um comentário