sábado, 13 de julho de 2013

A HOMOSSEXUALIDADE

     O termo “homossexualidade” é usado amplamente nas diversas ciências significando a realidade humana total daquelas pessoas cujo impulso afetivo sexual se orienta para pessoas do mesmo sexo.
     É bom esclarecer que, fundamentalmente, a homossexualidade, se trata do sentido global de um ser humano. Não é apenas, nem principalmente, um fenômeno sexual, mas a condição antropológica de um ser pessoal, que se caracteriza pelo sujeito saber-se instalado, de uma maneira exclusiva, na atração por pessoas do mesmo sexo. Incluem-se aqui aqueles que, embora sendo capazes e mantendo relações bissexuais, sentem-se interiormente como inclinados para o próprio sexo.
    A maior parte das correntes das ciências reconhece, juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que a condição homossexual não sustenta nenhum traço de patologia somática ou psíquica, embora deixe aberta a questão de sua possível origem em uma carga traumática.
    De outro lado, as principais correntes religiosas, ainda não reconhecem como normal a situação homossexual chegando em alguns casos a proibir a participação de pessoas com essas características nos cultos e movimentos internos da instituição. Segundo os principais pensadores dessas correntes, o homossexualismo é anormal ao ser humano, caracterizando-se por uma patologia grave da qual deve ser tratada.
    Patologia ou não, o fato é que a homossexualidade, tanto masculina como feminina, ainda é um assunto que gera muita polêmica e divide opiniões em todos os ramos da sociedade e a maior parte das pessoas não sabem como lidar com a situação, principalmente quando está perto dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário