Como são feitos os diagnósticos de Déficit
de Aprendizagem?
A
maioria dos diagnósticos é feito com base nos sintomas clínicos relatados por
professores e pais, interpretados por um pediatra, neurologista, psiquiatra ou
psicólogo. “Quase sempre, essa análise diagnóstica é subjetiva e superficial.
Muitos são encaminhados ao serviço de saúde já com a intenção de achar uma
doença que justifique dificuldade de aprendizagem e a falta de autoridade e
paciência dos pais”. Portanto para se definir por um real caso de Déficit de Aprendizagem é
necessário considerar todas as possibilidade de deficiência exterior, que
possam influenciar em um “não aprendizado”, para que, por último seja atribuída
a criança esta deficiência.
Em muitos casos de
dificuldade de aprendizagem na sala de aula, principalmente na escola pública,
quando a responsabilidade não é direcionada a criança, vai diretamente para o
docente, muitas vezes excluindo-se toda dificuldade que não resulta da
deficiência de um ou de outro, logo o cuidado por parte de quem avalia este
tipo de problema de considerar também o ambiente e as
condições, que também definem entre o aprender e o não aprender.