quarta-feira, 20 de novembro de 2013

OS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A NOMEAÇÃO DOS COORDENADORES DA BAHIA

     Estive conversando com advogado, político - de oposição e situação - e com servidores da SEC, e cada um apontou um caminho para a nossa nomeação. É bom que tenhamos claro as possibilidades, para que não fiquemos esperando sem saber quais as nossas reais chances, e quando isso irá desenrolar.
     
    O primeiro caminho e mais curto deles é o cumprimento do mandado coletivo que DEM impetrou e que em parte foi cumprido, ou seja, a sentença determinava que os candidatos fossem convocados, pois a petição inicial não incluía a nomeação porque o impetrante acreditava - como é certo - que convocação implica em nomeação. Acontece que a PGE viu nisso uma falha e, no recurso - muito bem feito, por sinal - induziu à justiça a determinar apenas a convocação - e como a sentença só fala em convocar - para a SEC o mandado foi cumprido, ou seja, é questão de interpretação. Neste caminho somente se alguém com força no governo - Rui Costa - poderia fazer a Secretaria de Administração nomear e para isso precisamos postar na pagina dele pedidos.
     
     O segundo caminho é o estado ir cumprindo os mandados individuais que já estão correndo e ganhar mais tempo, lembrando que isso foi feito este ano com dois candidatos que assumiram cargos em DIREC, e assim tomariam posse um por um em doses homeopáticas. Neste caso, quem não tiver mandado individual pode ficar de fora.
     
     O terceiro caminho é este novo mandado que o Advogado Sandro Moreno impetrou, inclusive citando todos os candidatos, ser julgado novamente e, através dele tomarmos posse. Este caminho é o mais provável, uma vez que a presidência do TJ BA mudou hoje. Isso pode ser a médio prazo.
     
     O quarto caminho possível é aguardar as eleições, porque o governador JW praticamente já perdeu a eleição com seu sucessor, porque o DEM vai repetir a fórmula que derrubou ele duas vezes na prefeitura de SSA, PMDB + DEM no segundo turno = a fora PT. Neste caso Geddel assumiria com o apoio do DEM e pelo mandado ser impetrado pelo DEM será cumprido logo no inicio de 2015. É um caminho de longo prazo.
     
     O quinto e último caminho a meu ver é aproveitar a fraqueza atual do PT - e que vai se prolongar - e forçar reclamando a insatisfação na pagina de JW e pedidos na pagina do facebook de Rui Costa, pois a questão das manifestações nas redes sociais é o que mais está incomodando, seria o caminho mais rápido se fizéssemos uma onda de protestos na net.
     
     Cabe a cada um dos 535 decidir se vai querer ser nomeado mesmo procurando se esforçar um pouquinho e postar no face a situação, ou continuar parado e reclamando que nada acontece. Ou fazemos alguma coisa e persistimos ou infelizmente nada vai acontecer!

Um comentário: